terça-feira, 24 de abril de 2012

CARAVANA UNE +10 na UNIJORGE

A UNIJORGE, através do DCE, sediará a "CARAVANA UNE +10". O Evento na nossa faculdade terá a presença do presidente da UNE, Daniel Illiescu além de outras personalidades para um bate papo de altíssimo nível cujo tema é "A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR" Vamos falar da importância de programas como o PROUNI para permitir o aumento do número de estudantes nas universidades, pois, através da educação é possível mudar pra melhor.
O debate também se caracterizará como um encontro de prounistas.

Confira o bate papo com a diretora da UNE Virgínia Barros sobre sua experiência com a CARAVANA!

Após 27 dias, a Caravana cruzou o país e percorreu seis estados brasileiros. A seguir, Virgínia Barros, coordenadora do projeto, faz um balanço da1ª metade da jornada
Dia 28 de março, Brasília: a Caravana UNE Brasil+10 dá o pontapé inicial em sua viagem pelo Brasil para debater com a juventude um projeto de país que sonhamos em construir para os próximos 10 anos.
Ao longo dos últimos 27 dias, a caravana percorreu Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Belém, Fortaleza e agora está em Natal. Durante a viagem, diferentes sotaques e Ideias tem se encontrado para construir o debate que a UNE está levando para todo o país. As próximas paradas são Pernambuco, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e, por fim, São Paulo, no dia 15 de maio.
 A seguir, a coordenadora da caravana, Virgínia Barros, faz um balanço dessa primeira metade do roteiro, fala sobre as descobertas feitas ao longo do caminho e suas expectativas para as próximas etapas.  
A Caravana UNE Brasil + 10 surgiu com o espírito de organizar atividades e debates importantes com o conjunto dos estudantes, no intuito de refletir sobre os desafios do país para os próximos anos e quais contribuições nossa geração pode dar para o Brasil, agora e no futuro. Neste ponto, posso afirmar com segurança que as expectativas estão sendo superadas, pois temos nos surpreendido positivamente com a disposição que os universitários de todas  as regiões têm para refletir e interferir nas grandes questões nacionais.
Milhares de jovens já passaram pela Caravana da UNE até aqui e temos conseguido dialogar de forma fraterna, plural e democrática sobre temas centrais para o desenvolvimento nacional, como economia, meio ambiente, cultura e, principalmente, educação. Como resultado, a caravana vai deixando nas universidades cada vez mais gente disposta e se mobilizar para melhorar a sua realidade e lutar por bandeiras centrais para a União Nacional dos Estudantes e para o Brasil, como a destinação de 10% do PIB para educação.       
Outra coisa importante é a possibilidade de conhecermos de perto as dificuldades que os estudantes enfrentam no cotidiano do seu curso. A caravana possibilita que a luta local dos estudantes seja fortalecida, pois contribui também para debater o movimento estudantil em cada instituição, em cada corredor, em cada sala de aula.
O mais difícil de passar despercebido é, claro, a diversidade cultural e econômica que existe em nosso país. E eu diria mais: parece contraditório, mas o mais extraordinário de tudo é perceber os pontos de unidade dentro desta diversidade bonita, que, no final das contas, são os elementos que nos caracterizam como povo brasileiro, povo novo, uno, original. Saímos do Centro-Oeste para o Sul e, de lá, fomos direto para o norte do país! Foi como um choque térmico! São realidades muito diferentes, mas acredito que a generosidade, a força e a alegria das pessoas são marcantes em todos os lugares do Brasil.
Existe também um problema mais grave, comum nas universidades públicas e privadas: a qualidade. De um modo geral, a universidade brasileira ainda apresenta limitações na garantia plena do tripé ensino-pesquisa-extensão. Como consequência, ela ainda está aquém de cumprir seu papel de refletir sobre o Brasil e apresentar respostas às grandes questões nacionais. Isso só fortalece em nós, da UNE, a vontade e perseverança de lutar por uma reforma universitária democrática, que sintonize a universidade brasileira com os desafios do país. fonte: une.org.br 
Na UNIJORGE, a CARAVANA chegará segunda-feira, 07 de maio a partir das 18 horas.
Informações no DCE UNIJORGE, Prédo I, nível 03, ao lado da ouvidoria. 
Telefone: (71) 3206-8106


#evento gratuito!